Carregando...
Escala de Instrução    Telefones:    (21) 3553-2443   /   (21) 2432-7184   /   (21) 9 6465-5490
     

Certificado Médico Aeronáutico (CMA)

O Certificado Médico Aeronáutico, ou CMA é concedido a um candidato a piloto, comissário(a) de bordo ou mecânico após a realização de uma bateria de exames que são realizados em uma clínica credenciada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), responsável pela regulação do setor aéreo.

De acordo com os requisitos de sua categoria, a bateria de exames consiste em exames laboratoriais, testes de acuidade visual, exame otorrino, avaliação cardiológica, avaliação neurológica, avaliação psiquiátrica, avaliação psicológica, testes psicotécnicos entre outros exames.

Para os canditados ao Curso de Comissário e Piloto Privado, é necessário possuir um CMA de 2ª Classe, e para os candidados a Piloto Comercial e Piloto de Linha Aérea, fases mais avançadas da formação do piloto, é necessário obter o CMA de 1ª Classe.

Dúvidas Frequentes

Existe alguma lista completa com as condições que me desclassificam?
Sim. O Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) 67, lista todos os requisitos para a concessão de um certificado médico aeronáutico. É importante atentar-se a classe de CMA desejada.

Altura é um mínimo para ingressar na aviação?
Não.Nenhuma regulamentação cita um mínimo de altura para ingressar na carreira de comissário(a) de bordo ou piloto de avião.

Diabetes pode me desclassificar durante os exames?
Dependendo do tipo, sim. Segundo o RBAC 67, na seção de "Requisitos metabólicos, nutricionais e endocrinológicos", o candidato que sofra de diabetes melito não tratada com insulina pode ser considerado apto, a critério do examinador ou da ANAC, desde que comprove que seu estado metabólico possa controlar-se de maneira satisfatória somente com dieta, ou dieta combinada com ingestão por via oral de medicamentos antidiabéticos, cujo uso seja compatível com o exercício seguro das atribuições do tripulante em voo. Já uma pessoa com diagnóstico clínico de diabetes melito insulino-dependente, é considerada não apta.

Uso óculos, sou considerado não apto?
Não. Qualquer um que use óculos que corrija as devidas deficiências visuais, pode ingressar na carreira da aviação.

Possuo desvio de septo, tenho alguma restrição?
Dependendo da classe desejada, sim. Candidatos ao curso de Piloto Comercial, deverão corrigir esta deficiência antes de realizar os exames para a concessão do CMA de 1ª Classe. Os candidatos ao curso de comissário(a) de bordo e piloto privado são considerados aptos.