Preparatório de Inglês - ICAO

O Inglês é a língua oficial da aviação e com o tempo surgiu a necessidade de avaliar e certificar os pilotos realizando voos internacionais. Atualmente, os pilotos só podem comandar voos internacionais se tiverem tal certificação. No Brasil a ANAC desenvolveu um teste de proficiência para avaliar esses pilotos, o Santos Dumont English Assessment. O teste aborda somente temas ligados à aviação. O principal objetivo é determinar se o candidato é capaz de compreender e comunicar informações.

 

Aula de Apresentação: 09 de fevereiro de 2015 às 17:00H

 

Local: Sede da STS Escola de Aviação (Aeroporto de Jacarepaguá)

 

 

Consulte-nos aqui para valores e novas turmas.

 

 

 Transporte de Artigos Perigosos - DGR

O curso/treinamento de Manuseio de Materiais e Artigos Perigosos, além de abranger os aspectos ligados à filosofia geral, limitações, etiquetagem e marcação,detecção de artigos perigosos não declarados, disposições para os passageiros e tripulação e procedimentos de emergência, inclui também os elementos de conscientização relacionados à segurança conforme determina a regulamentação em vigor.

 

O curso/treinamento é todo fundamentado no Anexo 18 Convênio sobre Aviação Civil Internacional: Transporte Seguro de Artigos Perigosos – The Safe Transport of Dangerous Goods by Air. Documento 9284-AN/905 da OACI: Instruções Técnicas para o Transporte Seguro de Artigos Perigosos pelo Modal Aéreo – Technical Instructions for Safe Transport of Dangerous Goods by Air. Regulamento sobre Artigos Perigosos da IATA e Regulamento Brasileiro da Aviação Civil nº 175 - RBAC 175.

 

 

A carga horária do curso/treinamento depende do público alvo, conforme tabela abaixo, portanto, para definir qual a carga horária mínima a ser aplicada em seu treinamento, verifique o número da chave correspondente ao seu público e nos solicite uma proposta comercial. 

 

Nossos instrutores são certificados pela IATA e ANAC e possuem uma larga experiência na área de instrução de artigos perigosos. Para saber mais sobre Manuseio de Artigos Perigosos por via aérea, baixe os seguintes documentos:  

 

IS - Instrução Suplementar - ANAC: IS 175-001A

RBAC - Regulamento Brasileiro da Aviação - ANAC: RBAC 175

 

 

Consulte-nos aqui para valores e novas turmas.

 

 

 CRM - Corporate Resource Management

Pesquisas com base em investigação das causas de acidentes e incidentes aeronáuticos, ocorridos com aeronaves de empresas aéreas comerciais, mostraram aspectos que tiveram o elemento humano como o principal fator contribuinte.

 

O treinamento em Fatores Humanos e CRM busca aprimorar a segurança de voo através de um melhor gerenciamento dos fatores humanos e dos recursos técnicos e/ou logísticos disponibilizados pela empresa. O foco principal é a segurança de vôo, pois a atividade aérea, por si só, oferece riscos inerentes à própria atividade, além de ser uma atividade dispendiosa, um acidente no qual haja perda de recursos materiais ou humanos poderá tornar a mesma insustentável.

 

 

Quais são as exigências legais?

    • A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), através da sua IAC (Instrução de Aviação Civil) nº. 060-1002A, emitida primeiramente em Julho/2003, e posteriormente alterada em abril/2005 e publicada sob a mesma numeração, determinou que todas as empresas aéreas de transporte regular, bem como de cargas e de manutenção, devem treinar seus tripulantes e funcionários de terra num prazo máximo de dois anos a partir da publicação do referido documento.

    • A FAA (Federal Aviation Administration) emitiu também um circular de aviso referente a Fatores Humanos, AC 120-51, que torna mandatório esse tipo de treinamento na empresas aéreas.

 

O treinamento em Fatores Humanos e CRM ministrado pela STS engloba, além dos conceitos de CRM (Corporate Resource Management) previstos pela IAC 060-1002A, outros conceitos – mais avançados – utilizados pelo FAA, CAA e EASA, que tratam do Gerenciamento de Falhas e Ameaças (Threat and Error Management). Estes conceitos fazem parte do CRM de 6ª Geração, denominada por alguns segmentos de CRM-TEM (Threat and Error Management). 

 

Pré-Requisitos

Ter no mínimo 18 anos de idade

Ter concluído o 2° grau de escolaridade

 

Disciplinas

- Processo de Comunicação, Briefings e Debriefings

- Assertividade

- Liderança

- Relacionamento Interpessoal

- Formação e Manutenção de Equipe

- Resignação, Power Distance e Invulnerabilidade

- Resolução de Conflitos

- Automatismo

- Gerenciamento da Carga de Trabalho, Estresse e Fadiga

- Processo de Tomada de Decisão

- Consciência e Alerta Situacional

- Gerenciamento do Erro, Ameaças e Falhas Latentes

- Segurança X Proatividade

 

Carga horária (teórica)

18 horas

 

Duração

2 dias

 

Horário das aulas

08:00 às 18:00